terça-feira, novembro 16, 2010

R.E.D.

Neste sábado levei o Fabrício ao cinema. Afinal de contas, não é porque a gente casou que tem que deixar de lado os programas de namorado, né? Então. Olhamos as opções em cartaz e escolhemos RED - Retired Extremely Dangerous. Na fila, eu catei um daqueles panfletinhos com pequenas resenhas dos filmes e me dispus a ler pra ele:

- Escuta só, menino: Frank, Joe, Marvin e Victoria costumavam ser os maiores agentes da Cia...
- Não precisa, Morena.
- Comassim, não precisa? Escuta! ...mas os segredos que eles guardam apenas serviu para tor...
- Já falei que não precisa ler isso, mulher! Pode parar!
- Mas por que?
- Porque não interessa qual é o roteiro do filme! Tem o Bruce Willis, não tem?
- Tem...
- E tem o Morgan Freeman, não tem?
- Tem...
- E tem um monte de explosões, não tem?
- Tem...
- Então pra que ler o enredo? O filme só pode ser bom, oras!
- Affe... - revirei os olhos.

PEQUENO PARÊNTESIS: o mais engraçado disso tudo é que o Fabrício não faz o protótipo cinematográfico masculino. Ok, ele gosta de um bom tiroteio? Gosta, na mesma medida que eu também gosto. Mas se você quer interessar o mocinho, acene na frente dele com algum documentário sobre vida selvagem, construção de grandes obras, investigações sobre como alguma coisa é feita, mitos e acontecimentos históricos. Os olhinhos da criança chegam a brilhar. Vai entender, né?

Mas então, o filme. Primeira observação relevante: CARAMBA, o Bruce Willis é o velho careca mais charmoso e mais enxuto do mundo inteiro. E tenho dito. Vai ser gatão daquele jeito lá na casa do chapéu, viu? Ufa.

Fala sério, né?

Ok, prossigamos. Além do charmosérrimo Bruce Willis, o filme ainda conta com o fenomenal John Malkovich (que é o cara mais foda do mundo, se me permitem a observação) que, longe de encarnar o galã, faz um velho maluco como ninguém. Ouviu, Christopher Lloyd? Malkovich é o cara.

Vocês não tem noção. E nem ele.

Além deles, o magnífico Morgan Freeman também integra a saga interpretando um velho octogenário debochado que está com câncer esperando a morte numa casa de repouso. ATENÇÃO PARA O SPOILER (ouviu, Dona Dehynha??) Bom, aqui eu devo fazer uma outra observação: esta foi a única coisa no filme que eu não gostei. Por que tem sempre um velho morrendo de câncer que pode ser sacrificado no desenrolar das coisas? Sério, você assistiu a Space Cowboys? A trama, muito parecida, traz esse mesmo defeito de caráter: o Tommy Lee Jones tinha mesmo que morrer? Você acha isso, sinceramente? Ah, nem, credo. AQUI ACABA O SPOILER.

Morgan Freeman vestido de periquito calopsyta.

E, para arrematar o Dream Team, ninguém mais, ninguém menos do que Helen Mirren. Poderosa, vitaminada e absoluta. Gente, como dá pra ser elegante daquele jeito? Até pendurada numa metralhadora gigantesca a mulher não perde a majestade. É praticamente um James Bond de saias, merece aplausos e parabéns também pra quem a escalou para o papel. Impecável.

Eu mato todo mundo. Sem descer do salto e sem desarrumar a franja.

Junto ao elenco dos sonhos, a fofa Mary-Louise Parker faz a mocinha meio desajustada que faz par com o galã careca dos olhos verdes. Richard Dreyfuss é o vilão malvado da história e Julian McMahon faz uma pontinha deplorável e de cara inchada (Ah, ele já não é mais o mesmo dos tempos de Charmed!).

O filme é excelente. Ainda que a história dê uma forçadinha em alguns pontos, a atuação dos atores é ótima, o entrosamento entre eles é genial, os diálogos são engraçados e prendem o telespectador do começo ao fim e a trilha sonora é uma delícia. E, importantíssimo: ainda que o número de tiros disparados seja absurdo até para os padrões de Hollywood, não tem um monte de mortes aleatórias e nem explosões desnecessárias. VEJA O FILME, vale muito a pena e os mocinhos vencem no final. Opa, não era pra contar isso? Foi mal. ;-)

2 comentários:

Lívia disse...

Se eu não estou equivocado, são duas mortes do filme inteiro (fruto dos tiros disparados) e duas pessoas atingidas. Eu nunca vi em um filme tanto tiro disparado e ninguém ser atingido.... MUITO BOOOOM!!! (isto é um furto do perfil da Morena!. Rá!)

Andréa Paes disse...

EU QUEROOOOOO VEEEEEEEEEEEERRRRRRR!!!
VC E SUAS RESENHAS, DONA LIVIA!
É... TO GRITANDO, PQ TO NAQUELA TPM - TENDÊNCIAS A PONTAPÉS E MURROS. ENTÃO, NEM RECLAMA, PORRA!

AMANHÃ VOU VER HARRY POTTEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRR!!! (CLLLLLLLLARO Q JÁ BAIXEI OS PRIMEIROS 36MIN QUE VASOU NA INTERNET! HEHE)

(ih... to te devendo algumas fotos, né? acredite. Tem mais gente querendo meu fígado. E que casou até antes de vc! é... tofu!)